Mouse movido a Sopro:

Estudantes de engenharia da FEI criam mouse movido a sopro.

Alunos do último ano do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) desenvolveram um mouse movido a sopro e que também é acionado pela movimentação da cabeça do usuário.

O dispositivo tem o objetivo de facilitar a interação de pessoas que perderam os movimentos de membros superiores com a informática. A novidade foi apresentada hoje (19/12) na XXXIII Exposição dos trabalhos de Formatura do Curso de Engenharia Elétrica (Elexpo).

Quando o usuário assopra o mouse, sinais elétricos geram ações na tela do computador, que precisa de um software especial para processar as informações. O clique é acionado pelo sopro devido a um sensor de pressão instalado no equipamento.

“Produzido em larga escala, o mouse pode ser vendido por cerca de 300 reais”, estimoum dos idealizadores do equipamento, César Augusto Fernandes. Além do mouse, a Elexpo contou com projetos de rede de sensores inteligentes, sistema dosador programável de remédios, sistema de posicionamento tridimencional, placar eletrônico de sinuca e automatização de dados hospitalares, entre outros.

Fonte: PC WORLD


0 Amigo(s) Comentaram:

Parceiros 468X60

Download de Filmes Jogos Programas Grátis!