Ovos de Páscoa dos DVD's


O controle remoto do DVD é a chave para achar cenas e outros bônus que não são indicados no menu do filme. São os "ovos de Páscoa" (ou, em inglês, Easter eggs), batizados assim porque, nessa data, as pessoas costumam esconder os doces para que as crianças os procurem pela casa. Com os "ovos" digitais é a mesma coisa: o espectador precisa brincar com os botões do controle até descobrir o atalho para esses extras - às vezes cenas hilariantes de bastidores, outras vezes nada além de créditos da produção.

Os "ovos de Páscoa" surgiram na década de 90, nos Estados Unidos. Os programadores do software Photoshop, da Adobe, resolveram colocar algumas telas escondidas no programa, que só pudessem ser encontradas pelos aficionados em computação gráfica.

O feito se tornou notícia e os ovos migraram para a indústria do entretenimento - nos DVDs, eles são uma espécie de prêmio para o espectador com espírito de hacker. "Não divulgamos a existência deles no rótulo para não estragar a surpresa", diz Carolina Dias, assessora de comunicação da Columbia TriStar Pictures.

A brincadeira é muito popular entre os americanos, mas pouco conhecida no Brasil. Aqui, há ainda um problema adicional: muitos dos DVDs disponíveis nas lojas e locadoras são versões simplificadas dos originais gringos, sem todos os extras. Na internet, é possível encontrar o caminho para "ovos" de filmes famosos. A Super testou 15 filmes indicados nesses sites: apenas seis funcionaram. Veja ao lado como saborear esses "ovos de Páscoa".

PARA SABER MAIS

www.dvdangle.com/fun_stuff/easter_eggs/, Guia de "ovos de Páscoa" do site DVD Angle (em inglês)

www.dvdmagazine.com.br/easter_eggs/!easter_egs.htm, Guia de "ovos de Páscoa" da revista digital DVD Magazine (em português)

O mapa dos ovos

PROCURANDO NEMO

O ovo: há vários, entre elesum áudio engraçadinho como tubarão Bruce.

Como achar: vá ao item "bônus especial" do disco 1. Selecione o peixinho azul do canto esquerdo inferior (sem teclar "enter") e pressione a seta para a esquerda. Dê "enter" no peixe verde que aparecerá no lado direito da tela

CLUBE DA LUTA

O ovo: como quase tudo neste filme, o bônus secreto está lá para perturbar o espectador. Trata-se de uma mensagem escrita, em tese, pelo protagonista Tyler Durden.

Como achar: o controle remoto é inútil. A mensagem surge após as telas de advertência, antes do menu principal. Dura oito segundos. Não é possível congelar a imagem nem voltar a essa tela mais tarde. Para continuar a ler, é necessário abriro drive do DVD e fechá-lo novamente

MONSTROS S/A

O ovo: o desenho da Pixar contém vários. O melhor mostra a galera do estúdio, uns baitas marmanjos, em um concurso de aviões de papel no meio do expediente

Como achar: No segundo disco, selecione a porta "humanos" e depois a porta "Pixar". Quando a tela seguinte se abrir, pressione a seta esquerda do controle: um círculo aparecerá em volta do aviãozinho de papel. Aí é só apertar "enter"

HOMEM-ARANHA

O ovo: você pode flagrar um teste de computação gráfica que verifica imperfeições nos uniformes do aracnídeo e do Duende Verde - é impagável assistir aos dois requebrando os quadris em suas malhas justas.

Como achar: na tela "comentários" do disco 1, selecione "apresentações especiais" sem pressionar "enter". Aperte a seta paraa esquerda: uma aranha deve aparecer no canto esquerdo inferior do vídeo. Vá à aranha e tecle "enter"

CIDADÃO KANE

O ovo: nem os clássicos escaparam da onda dos "ovos de Páscoa". A obra-prima de Orson Welles contém entrevistas que não constam no menu do DVD.

Como achar: insira o disco A e selecione a opção "informações especiais". Além das opções de rotina, vai aparecer o desenho de um trenó no lado direito da tela. Clique nele

LARANJA MECÂNICA

O ovo: bem fraquinho para um filme que marcou época por sua ousadia. O extra escondido não passa de créditos da produção do DVD.

Como achar: no menu principal, selecione "idiomas". Na tela seguinte, desça o cursor até chegar à palavra "seguinte". Tecle enter, leia os créditos, volte e assista ao filme de Stanley Kubrick, que é o que realmente vale a pena neste DVD

O EXTERMINADOR DO FUTURO:

Há 3 modos para se buscar os extras escondidos:

1. Vá ao menu de seleção de cenas, escolha as cenas de 1-4, coloque o cursor em menu principal, então pressione a seta para baixo. Um quadrado na parte superior da tela ficará verde, basta agora pressionar enter (ou OK) e você terá acesso a um dos mini-documentários. Na verdade são 5 mini-documentários que são exibidos de modo aleatório cada vez que você executa este procedimento. Para ver os outros 25 mini-documentátrios, basta escolher as cenas de 5-8, 9-12, 13-16, 25-28 e 29-32 e efetuar o mesmo procedimento realizado nas cenas de 1-4.

2. Para quem possui DVD-ROM, vá em idiomas e clique no quadrado localizado na direita (veja figura abaixo), ele ficará verde e te levará a um outro menu, onde tem o nome de todos os mini-documentários, e você pode acessá-los individualmente.

3. Para quem possui aparelho de DVD de mesa e quer escolher qual mini-documentário quer assistir, basta usar a função Title/Chapter (Título/Capítulo) do controle remoto. Os documentários podem ser acessados da seguinte forma: Documentário 1: Title 2 - Chapter 1; Documentário 2: Title 2 - Chapter 2; Documentário 3: Title 2 - Chapter 3;... e assim por diante, só vá mudando o número do capítulo. As imagens à esquerda e abaixo mostram o nome de todos os mini-documentários disponíveis no DVD. Para quem quer acessar esses menus com os nomes a partir de um DVD Player, faça o seguinte: Vá para o menu de seleção de idiomas e pressione "1" + "Enter" (ou OK ou Select) no controle remoto, depois pressione "8" + "Enter", "8" + "Enter" e "1" + "Enter", isso fará aparecer os menus acima e ao lado.

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Para acessar as cenas inéditas de Harry Potter, no disco 2:

1. Escolha "Beco Diagonal". Você ficará de frente com a parede de pedras e terá que escolher as pedras que abrem a entrada. Vá escolhendo e clicando; na terceira tentativa, mesmo que errada, a parede se abrirá.

2. Marque a chave na tabuleta do Banco Gringots e aperte "enter".

3. Uma vez dentro do banco, marque as moedas no alto e aperte "enter". Saia do banco.

4. Vá até Olivanders para comprar uma varinha de condão. Vá escolhendo (a escolha da varinha errada acarreta em uma explosão) até achar a varinha correta. Achando a varinha correta, saia do Beco Diagonal e volte para o Menu Principal.

5. Escolha "Salas de Aula". Na página das salas de aula, pressione a seta para baixo no controle remoto para marcar a figura das duas criaturas na estátua. Aperte "enter" duas vezes e você será levado até o corredor proibido do terceiro andar, onde verá o cachorro de três cabeças.

6. Escolha a "flauta" e aperte "enter". Você será levado até a sala com as chaves voadoras.

7. Marque a chave que se encontra ao centro, mais ao fundo, a que tem uma asa quebrada e aperte "enter". Você verá vários frascos de poções.

8. Escolha o frasco grande redondo, à direita do centro, na prateleira do topo e aperte "enter". Você será levado para a sala do espelho, com a pedra filosofal ao centro.

9. Marque a pedra e aperte "enter". Você está no hall com as 7 cenas inéditas. Agora é só assistir.

Ou

As cenas estão nos títulos 27 a 33. Acesse manualmente que é mais fácil.


AMERICAN PIE 2

Um easter eggs sobre easter eggs. Entre em 'Apresentações Especiais', vá para a segunda página, a que temos os extras 'Destaques da Trilha Sonora'. Coloque o 'cursor' em 'Destaques da Trilha Sonora' e aperte a seta para esquerda. O nome 'Apresentações Especiais' ficará iluminado. Dê 'Enter'!

Se souber de mais Ovos de páscoa envie o E-mail sobre as Dicas do DVD

Condensado da Super Interesante




0 Amigo(s) Comentaram:

Parceiros 468X60

Download de Filmes Jogos Programas Grátis!