Nesta terça-feira (13), a Marvel passou a publicar parte de suas revistas de histórias em quadrinhos mais antigas on-line. O intuito é facilitar o acesso dos mais jovens a franquias como "X-Men" e "Quarteto Fantástico", exibindo as edições originais protagonizadas pelos heróis dos gibis.
Trata-se de uma iniciativa experimental na internet: as revistas em quadrinhos só podem ser visualizadas pelo navegador da web, não podem ser baixadas, e as novas edições só serão publicadas on-line depois de pelo menos seis meses em que forem lançadas em versão impressa. O serviço é oferecido mediante o pagamento de uma assinatura mensal (US$ 9,99) ou anual (US$ 59,88).
Ainda assim, a idéia talvez represente a investida mais agressiva do setor de HQs na web. Mesmo em uma época em que nomes como Homem de Ferro e Mulher Maravilha ganham cada vez mais visibilidade na cultura pop por meio de novos filmes e videogames, os editores de revistas em quadrinhos da velha guarda contam sobretudo com lojas especializadas para a distribuição de seu produto básico.
"Não se vêem mais aqueles racks giratórios com revistas em quadrinhos nas lojinhas de bairro", declarou Dan Buckley, presidente da Marvel Publishing. "Nosso produto não tem espaço no estilo de vida da molecada como tinha no passado."
O "espaço no estilo de vida da molecada" hoje se traduz em "internet". As duas principais concorrentes da Marvel atualmente oferecem amostras on-line criadas para impulsionar as vendas de revistas em quadrinhos ou coletâneas.
A Dark Horse Comics agora veicula mensalmente as suas antologias "Dark Horse Presents" para visualização gratuita no MySpace. As imagens são vivas e grandes.
A DC Comics também veiculou algumas edições no MySpace, e recentemente lançou o Zuda Comics, selo inspirado na concorrência, que incentiva os usuários a classificar as obras um do outro, como uma maneira de explorar a expansão do cenário de histórias em quadrinhos na web. O presidente da empresa, Paul Levitz, afirmou que espera publicar mais revistas em quadrinhos originais on-line nos próximos anos.
"Qualquer coisa que conecte os gibis às pessoas nos interessa", disse Levitz. "A meu ver, o mais interessante sobre o mundo virtual é a oportunidade que se dá a novas formas de criatividade... Trata-se de descobrir quais formas de contar uma história funcionam na web."
No caso do selo Vertigo - para público adulto -, a DC oferece uma prévia semanal que permite ao usuário dar uma espiada nas cinco ou seis primeiras páginas das edições seguintes. A editora também fornece arquivos em PDF para download das primeiras edições de algumas séries, de acordo com o período de publicação da série em livro ou em formato de romance gráfico.
O lançamento da revista "Y the Last Man", da DC, na web fez com que as vendas do título aumentassem significativamente na loja Bridge City Comics, em Portland, Oregon, como conta o proprietário Michael Ring.
"Eles realmente são ótimos instigadores", declarou Ring referindo-se aos gibis on-line. "Eles dão um gostinho do que vem por aí para as pessoas."
No caso da Marvel, o grande público muitas vezes já teve esse gostinho com filmes como as franquias de Homem Aranha ou Quarteto Fantástico.
A editora aposta que os fãs ficarão curiosos o suficiente sobre as origens dessas personagens a ponto de desembolsarem US$ 9,99 por mês, ou US$ 4,99 por mês com assinatura anual. Por esse preço, eles terão à disposição, digamos, as 100 primeiras edições da obra de 1963 de Stan Lee, "Amazing Spider-Man", para serem lidas no ritmo que desejarem, sem contar os títulos mais recentes como "House of M" e "Young Avengers". Os quadrinhos podem ser exibidos em diferentes formatos, inclusive por navegação quadro a quadro.
Ring imagina que a iniciativa da Marvel vá abocanhar uma fatia do segmento de edições antigas do comércio de HQs, em que títulos raros e fora de catálogo são vendidos por centenas de dólares no eBay e em feiras especializadas.
Embora a maioria dos fãs de HQ seja formada por colecionadores, alguns simplesmente desejam ficar por dentro do passado de suas personagens favoritas sem ter de pagar a mais por isso.
Cerca de 2.500 edições estarão disponíveis no lançamento da Marvel Digital Comics, com previsão de lançamento de mais 20 por semana. Num primeiro período, será possível acessar 250 edições gratuitamente.
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